segunda-feira, 2 de julho de 2012

O que um vendedor nunca deve fazer?

Respondido por Marcelo Cherto, especialista em vendas


Um bom vendedor jamais deve atender o celular enquanto estiver conversando com um cliente, a não ser que seja uma chamada já esperada, sobre um assunto urgente e de suma importância, sobre a qual ele já tenha prevenido o cliente no início da conversa.


Um bom vendedor nunca deve fazer perguntas cujas respostas poderia encontrar facilmente na internet. Dá impressão de desinteresse e amadorismo.


Um bom vendedor jamais deve discutir política, religião ou futebol com seus clientes. Esses assuntos a gente só deve discutir com amigos próximos e olhe lá.


Um bom vendedor nunca deve falar mais do que ouve ou portar-se com arrogância ou desinteresse.



Um bom vendedor nunca deve se considerar um fracasso. Deve encarar cada insucesso como uma oportunidade de aprender algo novo: uma nova abordagem, um novo argumento de venda, uma nova “pergunta poderosa” a ser incluída em seu repertório ou uma nova visão do mundo (ou de um problema específico).



Um bom vendedor jamais deve mentir. Se não for honesto por virtude, que o seja por esperteza. Afinal, o mundo está cada vez menor, os clientes estão cada vez mais informados e a internet deixa qualquer mentira com as pernas cada vez mais curtas. Se mentir, o vendedor logo será desmascarado e sua credibilidade irá a zero. Quem não tem credibilidade não pode sequer se considerar um vendedor.



Marcelo Cherto é presidente do Grupo Cherto, membro da Academia Brasileira de Marketing e autor de livros, como Somos Todos Vendedores.

Um comentário: